Histórias da história deste museu

A coleção de numismática do MMCR é constituída por um significativo conjunto de moedas romanas, moedas islâmicas, bem como numerosas moedas medievais e modernas. Esta coleção tem sido progressivamente acrescida com incorporações decorrentes dos achados resultantes de escavações arqueológicas realizadas no concelho de Torres Novas e, também, de doações de particulares ao museu. Hoje, a coleção de numismática do MMCR é composta por cerca de 800 peças.

Merece especial relevo a coleção de numária romana, proveniente de Vila Cardílio. O estudo desta coleção romana permitiu concluir que o proprietário da villa, à época, possuiria uma vasta cultura, um gosto requintado de uma certa "romanidade". Esta coleção evidencia, ainda, gerações e dinastias diferentes do poder político, da vida e cultura romanas, com detalhes curiosos das populações do vasto Império romano.

Na coleção de numismática deste museu, há que salientar, também, a presença de três (raros) dirhams, eventuais testemunhos da presença muçulmana no atual território português. E, claro, o exemplar patente na imagem que se apresenta: um triente visigótico da época de associação entre Egita e Vitiza, nomes que surgem na moeda (verso e anverso), cunhada na Egitânia (Idanha-a-Velha). Esta peça foi doada ao Museu Municipal Carlos Reis, em 2014. 

Calendário

Eventos

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Torres Novas

Outros sites

Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes Ano Europeu do Património Cultural