Pré-escolar

Vassalo… entre linhas e cores | fevereiro a março
Nesta viagem pelo mundo do pintor José Vassalo e, em contacto com a sua obra, vamos desbloquear a criatividade com a exploração do instinto da cor e a expressividade do traço. Um, dois, três, pincéis na mão!
Público-alvo: Pré-escolar
Duração: 60 minutos
Palavras-chave: José Vassalo, arte contemporânea, criatividade, pensamento divergente, autoexpressão, sensibilidade estética

1º e 2º ciclos

«Por este rio acima» | outubro a novembro

A partir da instalação «Monda Sonora», vamos imergir nos nossos pensamentos, levá-los até ao fundo e, depois, perguntar! Perguntar é a palavra de ordem. Inquietações, ideias e porquês serão acolhidos nesta descoberta de caminhos e passagens por onde nos leva este rio.
Duração: 60 – 90 minutos
Público-alvo: 1º e 2º ciclos
Palavras-chave: monda sonora, arte contemporânea, filosofia, pensamento autónomo, questionar, dialogar, curiosidade.

 

 

Adornos, instrumentos e armas | fevereiro a abril
Nesta oficina exploram-se peças do acervo pré-histórico do Museu. Vamos olhar para os objetos de adorno e instrumentos de caça e, com a sua ajuda, contar uma história acerca do longo caminho do engenho humano. Chamar-se-á igualmente a atenção para a importância da preservação dessas peças.
Público alvo: 1º e 2º ciclos
Duração: 90 minutos
Palavras-chave: núcleo arqueológico, pré-história, expressão artística, modelagem.

 

Consegues desenhar como os primeiros humanos? | fevereiro a abril

A partir da apresentação de arte rupestre portuguesa, exibem-se as técnicas usadas para a expressão criativa durante a pré-história. A partir dessas formas pioneiras de expressão artística explorar-se-ão ainda os hábitos das populações humanas do passado, a simbologia do comportamento animal e a espiritualidade ligada aos fenómenos naturais.
Público alvo: 1º e 2º ciclos
Duração: 60 a 90 minutos
Palavras-chave: núcleo arqueológico, arte rupestre, expressão artística, gesto espontâneo

 

O degelo de Carlos Reis | maio a junho
Carlos Reis, como pintor naturalista, pintava muitas paisagens ao ar livre, através da observação direta, no local. Nesta oficina queremos explorar, de forma lúdica, uma aproximação ao trabalho do pintor, estabelecendo relações entre a “imagem” captada ao ar livre e as transformações que sofre ao longo do tempo.
Público-alvo: 1º ciclo
Duração: 60 a 90min
Palavras-chave: Carlos Reis, corrente naturalista, natureza, observação, sensibilidade estética

7ºAno

De um ser minúsculo a Primata | outubro a dezembro
Pretende-se com esta oficina conhecer a evolução humana, explorando as diferenças entre seres com estruturas diferentes em ambientes semelhantes e com estruturas semelhantes em ambientes diferentes.
Duração: 100 minutos (com possibilidade de intervalo).
Público-alvo: 7º ano
Palavras-chave: ciências sociais e humanas, antropologia, arqueologia, evolução humana.

 

Árvore do género Homo | outubro a dezembro
Nesta oficina falamos da contemporaneidade da espécie humana, comparando vários grupos do género Homo e desmitificando as noções da origem humana.
Duração: 60 – 90 minutos
Público-alvo: 7º ano
Palavras-chave: ciências sociais e humanas, antropologia, espécies humanas.

Outras oficinas

Ossos do Desporto | outubro a dezembro

Vamos explorar a associação de lesões no esqueleto a práticas desportivas, e compreender a importância do exercício físico para o fortalecimento dos ossos, mas também os seus riscos.
Duração: 60 minutos
Público-alvo: turmas de desporto e clubes desportivos, e turmas de secundário interessadas
Palavras-chave: coleção osteológica, antropologia, anatomia humana

Sherlock Bones | fevereiro a abril

Pretende-se com esta oficina compreender a importância do esqueleto para a vida dos vertebrados e, simultaneamente, o interesse da sua recuperação quer pela Arqueologia quer pela Antropologia, para o estudo das populações do passado.
Público-alvo: Turmas do 3º e 4º anos | 2º e 3º ciclos
Duração: 1h a 1h30
Palavras-chave: coleção osteológica, antropologia, arqueologia, ciências sociais e humanas

 

Energias… em construção e participação
Convidamos os professores a juntarem-se ao serviço educativo para explorar o núcleo museológico da Central do Caldeirão e para, numa meta-visita, construirmos um plano participativo de educação não formal para este espaço, tendo em conta as necessidades e exigências do público escolar.
Público-alvo: Educadores e Professores
Duração: 60 a 90min
Palavras-chave: Central do Caldeirão, projeto participativo, energia, sustentabilidade, ambiente